Jornalismo & Multimidia


Comunicação, jornalismo, redes sociais, internet, multimídia... As nomeclaturas para as novas mídias e formas de se comunicar na atualidade são diversas. Neste espaço você encontra um pouco sobre cada uma dessas áreas, com produção de Milson Veloso.



[MULTIMÍDIA]: Vida de caminhoneiro 

Série de reportagens especiais para o Portal Hoje em Dia sobre as condições de trabalho e a vida nas estradas de Minas Gerais. A produção foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo e recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pela contribuição para a discussão do tema.
Sugestão de leitura: Na cabine: a rotina nas rodovias brasileiras diante do volante

Vídeo "Vida de Caminhoneiro":





[MULTIMÍDIA]: BH aos Olhos das Ruas

 Série de reportagens especiais pela celebração do aniversário de Belo Horizonte, com foco na vida pelas ruas da cidade. As matérias abordam desde a visão dos lixeiros que cuidam da limpeza da metrópole até a daqueles que vivem com o céu como o teto.
Sugestão de leitura:
Sem nome e sem documento: a vida de quem fez das ruas a própria casa

Vídeo: Histórias do Lixo:

 



[MULTIMÍDIA]: Especial Dia das Mães

Produção de reportagens especiais para a página do Dia das Mães no Portal Hoje em Dia.
Sugestão de leitura:
Mulheres de aço: mãe luta contra câncer para viver junto do filho

Vídeo:
Especial Dia das Mães - Mulheres de Aço



Cobertura do Caso Bruno
Milson Veloso participou da cobertura especial feita pelo Portal Hoje em Dia para os julgamentos dos envolvidos no Caso Bruno, sobre o desaparecimento e morte da modelo Eliza Samudio.
Sugestão de leitura: Ércio Quaresma enfrenta processo na OAB e pode ter direito de advogar suspenso; ele nega

Cobertura Tornado em Oklahoma, USA

Utilizando dos conhecimentos obtidos durante o seu intercâmbio no estado de Oklahoma, nos USA, Milson Veloso realizou uma cobertura especial para o Portal Hoje em Dia de uma das maiores tragédias na região: um tornado que atingiu a Grande Oklahoma City em maio de 2013.
Sugestão de leitura:
Estudante brasileiro que vive em região atingida por tornados relata drama de Oklahoma

Eleições municipais de 2012
Como repórter do Portal Hoje em Dia, Milson Veloso colaborou com produções especiais para a Web sobre as eleições municipais de 2012 no Brasil.
Sugestão de leitura:
Estimativa de gastos das eleições em BH daria para comprar mais de 14 milhões de livros didáticos


Rotina no jornalismo
Além das reportagens especiais e coberturas de casos específicos, Milson Veloso também atua no dia a dia do jornalismo, com a produção de conteúdo para o Portal Hoje em Dia.
Sugestão de leitura: 
Sem verbas, BHTrans restringe passe livre a deficientes e pode aumentar preço do ônibus

Rádio BandNews FM BH
Ainda na faculdade de jornalismo, Milson Veloso trabalhou durante mais de um ano na Rádio BandNews BH, onde cobria principalmente trânsito, aeroportos e polícia.

Confira no vídeo abaixo uma das participações ao vivo dele na programação da emissora.





[TEXTO]: Perigo na Rede
Roubo de senha, invasão de perfil e calúnia são algumas das práticas criminosas mais comuns nos sites de relacionamento

“Aquele não é um ambiente confiável para se discutir qualquer assunto que seja. Você cria expectativas de amizades, de relacionamentos, mas é tudo virtual”. Assim o estudante de direito, Valdir do Carmo Júnior, 22 anos, que manteve um perfil na internet por um ano, explica porque se excluiu de um dos sites mais acessados do mundo: o Orkut. A insegurança é um dos fatores que levam os usuários a abandonarem os sites de relacionamento, como Orkut, MySpace e Facebook. Continue...

[TEXTO]: Um Mar de Escuridão
A vida, desafios e superações, dos deficientes visuais


"Um dia me deitei para dormir e, na manhã seguinte, quando acordei já não enxergava mais nada”. Dessa forma, o relações públicas Ricardo Malta, 44 anos, explica como descobriu a escuridão da cegueira. Em 2003, após oito anos de luta contra um glaucoma, ele mergulhou definitivamente em um mar sem luz. Segundo Ricardo, era como se a noite jamais acabasse. “Bem cedinho, abri os olhos, mas parecia que o dia não tinha chegado.” Como já era de costume, ele ligou o rádio para ouvir músicas, uma de suas paixões, porém o programa havia terminado. “Achei estranho aquilo, então fui até a porta e a abri, na tentativa de ver alguma luz. Continuava tudo escuro. Como teste final eu resolvi acender a lâmpada. Não vi nada. Aí percebi que realmente estava cego”, revela. Continue...

[TEXTO]: Sustentabilidade: mais que uma palavra
O discurso da sustentabilidade ganha destaque e se torna estratégico em todos os setores

Promover o desenvolvimento humano de forma que as questões econômicas, ambientais, culturais e sociais sejam contempladas é o princípio da sustentabilidade, termo que tem ganhado destaque nos debates sobre os problemas contemporâneos que o mundo enfrenta. O início das discussões acerca do tema aconteceu durante a Conferência de Estocolmo (Suécia), em 1972. Entretanto, apenas no final da década de 80 e início dos anos 90 é que o conceito de desenvolvimento sustentável adquiriu maior abrangência, principalmente após a Conferência Rio-92 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro. No evento, foi aprovada a Agenda 21, um documento que constituiu um pacto para alterar o modelo de desenvolvimento global. Continue...


[VÍDEO] Nova Lei de Estágio
Produção experimental em telejornalismo. Reportagem sobre a Lei de Estágio que entrou em vigor no final de 2008.