Curiosidades

Erro de datas

O calendário cristão foi elaborado pelo monge Dionísio Exíguo, no ano 525, portanto no século VI de nossa era. Localizou a data do nascimento de Cristo no ano correspondente ao 743º da fundação de Roma. Desta maneira, o ano 754 da fundação (lendária) de Roma corresponderá ao ano I da era cristã. Porém, segundo os estudiosos do assunto, o monge cometeu um erro de seis anos. O verdadeiro ano do nascimento de Cristo seria 748 do calendário romano. Portanto, Cristo nasceu no ano 6 do nascimento de Cristo!O costume justifica a não correção.

Os dez dias que nunca existiram

Até o século XVI, estava em vigor na Europa, o calendário juliano, criado e entrado em vigor no ano de 45 a.C. a mando de Júlio César. Como o ano do calendário juliano correspondia a 365 dias e ¼ (ou 6 horas), foi ele que introduziu o ano bissexto. Mas em 1582, ele apresentava uma diferença de dez dias em relação ao ano solar (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos). Nesse ano, no hemisfério norte, o equinócio de inverno caiu em 11 de março em vez de 21 (começo da primavera). Gregório XIII, papa de 1572 a 1585, determinou que dez dias fossem expurgados do calendário, para eliminar a diferença. Assim, o dia 4 de outubro foi seguido pelo dia 15!!! Para prevenir eventuais problemas futuros, os anos centenários divisíveis inteiramente por 400 seriam considerados anos bissextos e os outros não. Assim, se 2000 é bissexto, 1800 e 1900 não o são.Lentamente, o calendário gregoriano foi sendo adotado pelos países europeus protestantes. Na Grã-Bretanha, em 1752. e a Rússia, país ortodoxo, adotou-o apenas em 1918, quando os comunistas estavam no poder.

Cleópatra, a rainha do Egito

Cleópatra (69-30 a.C.), a última rainha do Egito, era considerada uma especialista na arte do amor. Teve seu primeiro amante aos doze anos (outros historiadores sustentam que foi aos 21). Dizem que chegou a levar cem homens para cama numa única noite.Segundo o costume egípcio de casamentos na realeza entre filhos dos mesmos pais, Cleópatra foi casada com dois irmãos. Primeiro com Ptolomeu XIII, quando ela tinha dezoito anos. Depois da morte dele, quatro anos passados, ela se casou com Ptolomeu XIV, de doze anos. Não havia relacionamento sexual nesses casamentos, que eram arrumados apenas para que ela pudesse ser rainha por intermédio de um monarca.Cleópatra testava a eficiência de seus venenos dando-os aos escravos.A rainha egípcia ocupava vinte damas de companhia na preparação de seus banhos e ficava até seis horas mergulhada na água extraída de plantas aromáticas.

Nenhum comentário: