O EU...
















O que eu tenho?

Às vezes paro, assim comigo mesmo, e fico a remoer pensamentos e lembranças. tudo para afagar esta solidão que atormenta o meu peito e que me faz perder a consciência. Então, reviro cada pedacinho de passado, na tentativa de lá encontrar aconchego e um pouco de felicidade.

Fico aqui a pensar o que tenho de concreto para me fazer sorrir. Percebo que todo o meu presente é tão pesado e triste. Tenho mesmo que buscar alegria na memória, pois agora o que me resta é desejo. Um desejo de só desejar o que já foi desejado. Entende? É um pouco confuso mesmo. É uma dor impregnada de desejo, uma solidão impregnada de desejo, uma tristeza impregnada de desejo e, um desejo impregnado de saudades...

Por que só o passado é que parece ser tão belo? Por que não se encontra beleza no presente? Essas coisas são tão esquisitas. Mas há muita verdade nisso. A vida é mesmo algo estranho. A vida é uma estrada. Mas eu estou perdido. Para onde me leva o meu caminho? Acho que esta pergunta vai permanecer aí, intacta. Talvez, quando esse momento for apenas lembrança, eu consiga uma resposta.
Mas do que eu falava mesmo? Ah! Falava da vida, dos caminhos, dos desejos e da solidão. Penso, as vezes, nesses instantes de insanidade e reflexão, que os sonhos poderiam ser a solução para todos os problemas da humanidade. Sonhos mesmos, e não aqueles pesadelos que assustam o sono das criancinhas. Sonhar faz tão bem, você já pensou nisso? Quando sonhamos nem dá vontade de acordar. Sabe que outro dia, quero dizer, outra noite, eu sonhei que estava a pescar? Pois é, estava na beira de um rio, a água era tão límpida, o barulho da correnteza embalava como música de ninar o meu sono. Minha mãe sempre falava que sonhar com água é coisa ruim. Mas aquele sonho era tão bom, dá até vontade de sonhar de novo...
Não entendo o porquê, mas os sonhos bons não voltam. Eles são como a água daquele rio. São músicas que apenas ficam vagamente na nossa lembrança. Eu queria mesmo era viver sonhando. Seria tudo tão diferente. Poderíamos todos mergulhar em sonhos e fazer a vida ser, para sempre, a mesma felicidade. Só que o sol vem, o dia vem, e os sonhos vão embora. O mundo é diferente. São muitas tristezas. Eu prefiro os sonhos. Ficar fantasiando e ter lembranças de dias felizes, quando tudo era belo e eu não precisava chorar.
Mas tudo passa. Passou até esse meu momento. Agora tenho que voltar a vida e ser eu mesmo, com os pés no chão, com sonhos na cabeça, e com o desejo de voltar atrás e ficar, como CD arranhado, a repetir sempre a mesma coisa - ou coisa alguma - o mesmo instante de alegria. Como um eterno ápice a consumir meu Eu, meu Ser, minha Lucidez...

Admilson Veloso

Nenhum comentário: